O Hospital São João Batista, em Volta Redonda, realizou na madrugada deste sábado (12) a sua terceira captação de órgãos e tecidos para transplantes no ano. A doação foi autorizada pela família do homem, de 58 anos, que teve morte encefálica na última quinta-feira (10).
Segundo o prefeito Antônio Francisco Neto, foram captados um fígado e dois rins, o que irá ajudar a salvar três vidas. “A família, mesmo em um momento tão difícil, teve esse ato de amor ao próximo”, destacou o prefeito. A primeira captação do ano ocorreu no dia 8 de janeiro e a segunda, no dia 9 de fevereiro.
Na primeira ocasião, o doador foi um jovem de 19 anos, que teve morte encefálica confirmada após dias internado no HSJB. No caso, foi captado dois rins e fígado por cirurgiões do Programa Estadual de Transplantes (PET) e as córneas pela equipe do Banco do Olhos de Volta Redonda, sediado no próprio HSJB.
Já na segunda, também foi captado um fígado e dois rins. Receberam os órgãos pacientes que estavam na fila única de espera em todo estado: duas pessoas receberam os rins e um paciente o fígado.