Um homem foi detido por policiais rodoviários federais, na noite desta terça-feira (21), transportando ilegalmente nove pássaros silvestres na Via Dutra, em Itatiaia. As aves são das espécies coleirinho e trinca-ferro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, é a nova vez que ele é preso pelo mesmo motivo.
Durante fiscalização a um veículo de passeio, na praça de pedágio, foram encontradas em seu interior as nove gaiolas com os pássaros. O condutor, de 41 anos, não apresentou nenhuma Guia de Trânsito Animal (GTA). Ele disse ser motorista de aplicativo em Florianópolis (SC) e que foi contratado por criadores de aves para fazer o transporte da capital catarinense até o estado do Rio de Janeiro e que para isso receberia o valor de R$ 1 mil.
Parte das aves seriam entregues em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e as demais seriam entregues em Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Ainda informou que os pássaros eram submetidos a uma espécie de “troca de genética”, para que pudessem apresentar considerável melhora no desempenho, quando expostos em competições de canto.
Foi verificado que os pássaros estavam com anilhas, mas os agentes notaram indícios de adulterações em algumas. O fato foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Foto: PRF)