Um homem que transportava numa caminhonete com 28 pássaros silvestres, conhecidos como trinca-ferro, foi detido nesta sexta-feira (5), na Via Dutra, Km 227, na Serra das Araras, sentido Rio de Janeiro, em Piraí.
As gaiolas estavam cobertas com panos e as aves agitadas, devido as restrições de movimentos. O passageiro, de 41 anos, assumiu a responsabilidade pelo transporte dos animais, informando que não possuía anilhas ou documento legal para fazer o transporte dos pássaros.
Ele disse ainda que, comprou cada ave por R$ 50 de um homem, que cria os animais ilegalmente, em Itaim Paulista (SP). O suspeito informou ainda, que venderia cada pássaro por R$ 130, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Segundo os agentes da PRF, o suspeito disse que colocaria anilhas nas aves, de forma irregular, para comercialização doa animais. Os policiais explicaram que, o suspeito já possui registrados 20 procedimentos por crimes ambientais e maus tratos a animais. Foram chamados ao local, funcionários da Agência do Meio Ambiente (Amar) e Guardas Municipais de Resende, para que os pássaros fossem encaminhados para uma avaliação veterinária e receberam tratamento adequado, sendo, posteriormente, devolvidos à natureza.
O suspeito assinou um termo circunstanciado comprometendo comparecer à Justiça, quando foi solicitado. Em seguida, ele foi liberado para responder o processo em liberdade.