O Hemonúcleo de Volta Redonda, anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), opera atualmente com apenas 40% do estoque e está pedindo ajuda da população para aumentar as doações. Há necessidade de todos os tipos sanguíneos, mas a situação é urgente para os grupos A Negativo, O Negativo e O Positivo. A entidade é responsável por abastecer oito hospitais da região, incluindo os do município, para grandes emergências, cirurgias complexas eletivas e de emergência e pacientes internados.
O médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, responsável pelo Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, reforçou o apelo pela doação. “Todos estão sendo convocados a nos ajudar a manter os estoques acima do nível considerado seguro, que é de 50%. Está sendo um ano muito difícil, pois tivemos algumas campanhas de doações canceladas. Estamos intensificando nesta semana os convites para doação através das redes sociais. Todos os tipos sanguíneos são importantes”, destacou.
Paralela à divulgação nas redes sociais (@hemonucleovr), a captação de novos doadores também está sendo feita nos centros universitários da cidade com todos os estudantes. “A doação é um ato de amor ao próximo, a cada conversa com os universitários destaco que apenas uma doação ajuda a salvar até quatro vidas. Doar sangue é essencial em diversas situações, principalmente para cirurgias de emergência e pacientes oncológicos, por exemplo”, afirmou a assessora do Hemonúcleo e responsável pela captação de doadores, Cristina Teixeira.
Critérios básicos –A doação de sangue deve ser feita no Hemonúcleo de Volta Redonda, localizado no HSJB, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. É necessário ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal); pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
No ato do atendimento, os doadores precisam apresentar documento de identificação com foto, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas antes da doação, estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, é preciso aguardar duas horas. (Foto: Divulgação)