O Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) teve a honra de receber o experiente cirurgião Dr. Carlos Velasquez, de Lima, no Peru, para um programa de observership — uma imersão de observação médica em que profissionais acompanham serviços hospitalares para adquirir conhecimentos, trocar experiências e fortalecer redes de contato.
A visita foi organizada por intermédio do Dr. Heitor Santos, Diretor de Robótica do H.FOA, e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia, após sua participação em uma conferência em Lima. Essa primeira experiência no Hospital se constitui em uma materialização das políticas de internacionalização do UniFOA, mais especificadamente o Programa Fellow, que vem sendo implantado pela articulação do H.FOA com o UniFOA, sendo representada pela Professora Ivanete Oliveira, Professora Ana Carolina Dornelas e o Professor Igor Braz.
Durante uma semana, o Dr. Velasquez teve a oportunidade de se familiarizar com a cirurgia robótica de alta complexidade, discutindo casos clínicos e realizando simulações práticas na plataforma Da Vinci X, reconhecida por sua precisão tecnológica. Essa foi a primeira experiência do médico com o equipamento, recentemente adquirido pelo hospital onde ele atua no Peru.
“Essa visita é muito importante para nós, porque, além de promover a internacionalização, reafirma o reconhecimento do H.FOA no meio médico internacional. Compartilhamos nossos procedimentos, mostramos como estruturamos nossa equipe e o uso do robô. Fico muito orgulhoso em contribuir com Volta Redonda, com a FOA e com o UniFOA, e em compartilhar conhecimentos para o mundo”, comentou o Dr. Heitor Santos.
Dr. Carlos Velasquez também destacou sua gratidão e entusiasmo com a experiência. Ele elogiou a receptividade da equipe do H.FOA e ressaltou o impacto positivo do aprendizado em sua prática médica.
“Conhecer mais sobre as técnicas robóticas que utilizam para tratar hérnias complexas será extremamente valioso para nós em Lima. Estou muito feliz por essa oportunidade”, afirmou o cirurgião peruano.
O sucesso da iniciativa abriu portas para novos participantes. Dois candidatos da América Latina já estão confirmados para participar do programa de observership no início de 2025, e outras solicitações continuam chegando.
A realização de programas como este fortalece a posição do H.FOA e do UNiFOA como referência em saúde e educação, destacando sua excelência não apenas regionalmente, mas também no cenário internacional. Essas ações refletem o compromisso da FOA e de suas mantidas em promover saúde, bem-estar e educação de qualidade, ampliando o alcance de suas inovações médicas para além das fronteiras.