Um simples erro na administração de um medicamento pode trazer sérias consequências para a saúde do paciente. Para evitar essas situações, os treinamentos em segurança medicamentosa tornam-se cada vez mais essenciais nos serviços de saúde. A segurança medicamentosa é a ciência e a prática voltada para prevenir e minimizar os danos relacionados ao uso de medicamentos. Esses treinamentos são cruciais para garantir a qualidade e a segurança do cuidado ao paciente.
Com esse compromisso de qualidade, o Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA) ofereceu uma capacitação específica para sua equipe de enfermagem da UTI Neonatal e Pediátrica. Letícia de Almeida, enfermeira responsável pelo treinamento, explica que, ao avaliar a rotina e a complexidade do setor, surgiu a necessidade de promover para as equipes um treinamento sobre práticas seguras no uso de medicamentos.
“A UTI Neonatal e Pediátrica é um setor complexo, e para atender um paciente que necessita de cuidados intensivos é importante uma equipe especializada e capacitada. Essa atualização é necessária não só para as equipes de enfermagem da UTI, mas para todos os setores da instituição”, comentou Letícia, que ainda acrescentou:
“Vale ressaltar que a Anvisa possui protocolos de segurança para prescrição, uso e administração de medicamentos e exige a participação da enfermagem em programas de atualização.” Um dos pilares dos treinamentos em segurança medicamentosa são os “Cinco Certos” (podendo ser ampliado para “nove certos”). Essa ferramenta, simples, mas eficaz, ajuda os profissionais a verificarem cada etapa da administração de um medicamento, reduzindo assim o risco de erros.
“Se o profissional seguir os passos de checar o nome correto do paciente, verificar a medicação que está em mãos, prestando atenção em embalagens e nomes semelhantes, e conferir a dose prescrita, entre outros passos, isso reduz consideravelmente a chance de dano ao paciente”, explica Letícia. Treinamentos em segurança medicamentosa são fundamentais para garantir qualidade e segurança na assistência à saúde. Para Letícia, o investimento do H.FOA na capacitação dos profissionais é uma ação positiva para prevenir erros, melhorar resultados e aumentar a satisfação dos pacientes.
“Promover treinamentos e capacitações faz parte da educação continuada do hospital. Proporcionar a atualização profissional contribui diretamente para a segurança e a qualidade na assistência oferecida. Trabalhar na área da saúde exige que o profissional estude e se atualize constantemente. Iniciativas como essa beneficiam não só o funcionário, que tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades, mas também a instituição, que investe na capacitação de sua equipe e melhora o serviço prestado, fortalecendo sua credibilidade e satisfação do paciente”, afirma.
Além dos “cinco certos”, foram abordados temas como as metas internacionais de segurança do paciente e tópicos do Código de Ética de Enfermagem, reforçando ao profissional as condutas asseguradas pela legislação e seu dever de prestar assistência de enfermagem livre de danos. Essa iniciativa demonstra o compromisso do H.FOA com um atendimento de qualidade, capacitando seus profissionais e oferecendo as melhores ferramentas para que exerçam seu cuidado com excelência para todos os usuários dos seus serviços.