A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), através das cinco equipes da Unidade de Guarda Comunitária (UGC), retirou das ruas de Volta Redonda 119 veículos em estado de abandono em diversos bairros da cidade. Além disso, a UGC supervisionou 421 podas de árvores também beneficiando vários bairros. O serviço especializado tem como meta a manutenção da segurança primária e o trabalho é feito com as comunidades e as associações de moradores, para encurtar a distância entre o problema e a solução.
Dos 119 veículos encontrados em estado de abandono, 11 foram removidos ao Depósito Público Municipal porque os donos não cumpriram o prazo estipulado pelo decreto 15.601. Além disso, cinco veículos foram levados a locais seguros e cobertos com a ajuda do guincho da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), oportunizando os proprietários.
A UGC também trabalha na orientação e controle do trânsito, durante as podas de árvores feitas pela Equipe de Poda da Semop. No mês de junho, foram realizadas 421 podas, beneficiando diversos bairros, através das solicitações que foram feitas ao número 156 ou ao whatsapp (24) 99288-5500.
As equipes da UGC realizaram ainda os seguintes serviços: oito desobstruções de calçada para livre acesso aos pedestres; uma identificação de construção irregular demolida posteriormente, e 239 rondas diárias em logradouros públicos (praças e próprios municipais) e em unidades escolares. Os contatos com a UGC são feitos por meio de grupos de Whatsapp para agilizar a comunicação.
“As equipes da UGC têm a confiança e o respeito da população pelo excelente trabalho prestado aos bairros. As ações da segurança pública primária são muito importantes, criando um ambiente mais seguro, sem carros abandonados e calçadas obstruídas. Temos muito o que fazer, mas já avançamos bastante”, afirmou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.