Um grupo de cerca de 40 pessoas, segundo a Polícia Rodoviária Federal, bloqueou a BR-101 (Rio-Santos), em Paraty, nesta sexta-feira (20), por quase três horas. A manifestação teve início pouco depois das 10h e foi encerrada por volta das 13 horas, gerando congestionamento nos dois sentidos.
Também pelo que foi apurado pela PRF no local, o protesto foi contra a praça de pedágio instalada no km 557. Duas viaturas da Polícia Militar também foram deslocadas para o local do protesto.
Os manifestantes protestaram pelo fato de serem obrigados a pagar a tarifa (no sistema sem cancelas, por leitura de placas) para se deslocar dentro do próprio território de Paraty. Eles querem isenção da cobrança para quem mora na cidade.
A CCR RioSP emitiu no coeço da tardeuma nota. “O Contrato de Concessão prevê isenção para motocicletas, motonetas, triciclos e bicicletas, ambulâncias, veículos oficiais, próprios ou contratados de prestadores de serviço, da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, seus respectivos órgãos, departamentos, autarquias ou fundações públicas, bem como os veículos de Corpo Diplomático. Com relação às multas, o órgão responsável pela autuação em razão do não pagamento da tarifa de pedágio no sistema free flow da BR-101, a Rio-Santos, é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)”. (Foto: Redes sociais)
Atualizada às 13h12min