O combate à pandemia da covid-19 tem sido tratada de maneira muito criteriosa pelo Deputado Federal Delegado Antonio Furtado e também por outros parlamentares, tanto que foi criada, em Brasília, uma comissão para acompanhar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus. Para que o assunto possa ser tratado de maneira técnica, com apresentação e levantamento de dados e propostas de práticas e condutas recomendadas, Márcia Cury, que é filiada ao PSL, foi escolhida como Coordenadora de Saúde no Médio Paraíba.
– Por ser referência de saúde na região, a ideia é que a Márcia Cury faça um levantamento de dados sobre o coronavírus no Sul Fluminense e apresente propostas sobre ações de contenção à pandemia. A missão dela será de me ajudar, como parlamentar, a buscar recursos em Brasília e subsidiar a Comissão Externa da Câmara com informações relevantes que elevem o nível dos debates sobre o vírus. Assim será possível oferecer orientações de qualidade sobre tema e colaborar com o Ministério da Saúde – explicou o deputado Delegado Antonio Furtado
Mesmo recém chegada ao PSL, partido ao qual se filiou no fim do mês passado, Márcia Cury mostrou que está preparada para desempenhar a função que lhe foi proposta. Para isso, deve se encontrar com prefeitos, secretários de saúde e representantes de epidemiologia dos municípios a fim de tomar conhecimento das ações e novas necessidades para enfrentar o vírus.
– Antes de propor qualquer ação ou direcionamento, é necessário fazer um mapeamento da região. Os dados sobre a covid-19 mudam a todo o tempo e com isso os procedimentos indicados também. Precisamos focar nas questões de saúde, sem esquecer as consequências na economia. Agradeço o convite feito pelo Deputado Delegado Antonio Furtado. Estou empenhada a usar todo o conhecimento que tenho na área de saúde para ajudar neste momento de pandemia. Acredito que é hora de unirmos forças – destacou a Coordenadora de Saúde do Médio Paraíba na Comissão Externa da Câmara dos Deputados.
A frente, como presidente dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Externa da Câmara está o Deputado Dr. Luizinho, que considerou ser de extrema importância ter a ajuda da Márcia Cury como Coordenadora de Saúde.
– Conheço Márcia Cury há anos e que tenho grande admiração. É um nome de competência técnica indiscutível. Tenho certeza que sua experiência e trabalho apontarão novos horizontes nesta luta de todos nós em defesa da vida – destacou Dr. Luizinho.
Desde o início da pandemia, várias ações estão sendo desenvolvidas nos municípios da região. Sempre perto dos prefeitos, o Deputado Delegado Antonio Furtado tem remanejado verbas e dado apoio para o enfretamento à covid-19. Agora, com a chegada da Márcia Cury na coordenação, garante que o trabalho será ainda mais eficaz e com respostas mais rápidas.
– Nesse primeiro momento, é fundamental que ela faça as visitas e reuniões necessárias para que o mapeamento dos efeitos do vírus na região seja elaborado. Só após conhecer o quadro de perto será possível propor ações que atendam melhor a nossa população. Entendo que essa coordenação é uma função honorífica, uma oportunidade de ajudar o Estado do Rio e o Brasil neste momento de crise na Saúde. Nossa equipe ganha, com a Márcia, um reforço espetacular e nos sentimos mais confiantes para vencer este enorme desafio – acrescentou o parlamentar.
Sobre Márcia Cury
Márcia Cury é de Volta Redonda, formada em Ciências Biológicas com especialização em Administração Hospitalar e Gestão Ambiental. Foi secretária de Saúde de Volta Redonda e diretora geral do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful. Atualmente, é diretora de saúde da Associação de Aposentados e Pensionista de Volta Redonda (AAPVR).