Mais dois procurados pela Justiça foram presos em Volta Redonda, na quarta-feira (27), com o uso do sistema de reconhecimento facial da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop). A tecnologia, que opera por meio de câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), reconheceu dois homens, de 35 e 44 anos, que tinham mandado de prisão por dívidas de pensão alimentícia.
Eles foram detidos por agentes da Guarda Municipal (GMVR) e da Operação “Segurança Presente”, logo após o sistema de reconhecimento facial acusar a identidade deles.
As prisões, que ocorreram entre a tarde e a noite, foram realizadas em um espaço de pouco mais de quatro horas. Um dos procurados foi identificado de dentro do carro que dirigia. Ambos foram encaminhados à delegacia da Polícia Civil (93ª DP), onde os dados fornecidos pelo sistema de reconhecimento foram confirmados. Os dois permaneceram presos.
Volta Redonda é a primeira cidade no estado, depois da capital, a contar com a tecnologia. O sistema de reconhecimento facial no município utiliza um software de ponta de origem russa, que cruza informações com o banco de dados da Polícia Civil, contendo informações sobre procurados pela Justiça. A partir desse cruzamento de dados, o policial em patrulhamento é alertado e faz a abordagem, conduzindo o suspeito para a delegacia de polícia. (Foto: Arquivo)