O fogo na vegetação que se iniciou na manhã desta sexta-feira (26) atinge uma área da cooperativa de recicláveis Folha Verde, em Volta Redonda, e ameaça outra que fica ao lado, a Cidade do Aço, no bairro Voldac, em Volta Redonda. Segundo responsáveis pela Folha Verde, alguém colocou fogo no mato nas proximidades. Com o tempo seco, as chamas rapidamente se alastraram.
Os bombeiros foram acionados antes que o fogo chegasse à cooperativa Folha Verde, mas, segundo a ex-diretora Gildete Francisco da Silva, não houve combate diretamente no terreno, em um morro que fica ao lado. “Eles foram embora e fagulhas foram lançadas para dentro do nosso terreno. O fogo pegou no material”, disse ela, explicando que, até o momento desta publicação os bombeiros, novamente chamados, não haviam retornado. Vídeos mostram que o fogo atingiu material ao lado do terreno, mas não chegou ao galpão onde fica a maior parte dos recicláveis.
O depósito da cooperativa tem muito material inflamável, como plástico, borracha e madeira. “Fomos alertados pelo motorista de um caminhão que havia acabado de sair que havia fogo no morro. Os bombeiros demoraram mais de uma hora para chegar e depois disseram que a água havia acabado. Pedimos para voltarem, mas até agora isso não aconteceu”, disse Gildete pouco depois das 12 horas.
As duas cooperativas ficam na Avenida Nossa Senhora do Amparo, próximo à pedreira da Voldac, onde a vegetação também foi consumida por incêndio na quarta-feira (24). Apenas a Folha Verde recolhe, em média, cerca de 20 toneladas de material reciclável, segundo o diretor Euvaldo Santana. (Fotos: Divulgação)