Campeão da Copa Libertadores, o Flamengo poderá reencontrar no Mundial de Clubes o Liverpool (ING), seu adversário na decisão intercontinental de 1981, quando a equipe carioca venceu por 3 a 0 e ficou com o título.
A edição deste ano terá o Qatar como sede e será disputada de 11 a 21 de dezembro. Todos os sete clubes participantes já estão definidos.
Al-Sadd (QAT), representante do país-sede, e Hienghène, da Nova Caledônia, campeão da Champions League da Oceania, se enfrentam no primeiro duelo da competição. O vencedor vai encarar o Monterrey (MEX), campeão da Champions League da Concacaf, em uma das quartas de final.
Os dois confrontos da fase de quartas de final acontecem no mesmo dia, 14 de dezembro. De um lado da chave, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que venceu neste domingo (24) a Champions League da Ásia, enfrenta o Espérance de Tunis, da Tunísia, vencedor da Champions League da África.
Na outra chave, o Monterrey (MEX) aguarda o vencedor de Al-Sadd e Hienghène.
Semifinais
Campeão da Libertadores, o Flamengo entra direto na semifinal do torneio, Em seu lado da chave, a equipe carioca aguarda o vencedor de Al Hilal e Espérance de Tunis. Jogam na equipe saudita o volante colombiano Gustavo Cuéllar, ex-Flamengo, e os atacantes Sebastian Giovinco, italiano ex-Juventus, e Bafétimbi Gomis, francês ex-Lyon.
Na outra semifinal, o Liverpool (ING) espera pelo vencedor de Monterrey e de quem triunfar no playoff entre Al-Sadd e Hienghène.
Campeão da Champions League europeia, o clube inglês volta a uma disputa de Mundial de Clubes após 14 anos. Na última vez em que esteve no torneio, chegou à decisão e perdeu a final para o São Paulo, em 2005, no Japão.
O Liverpool vive um conflito de datas com relação ao torneio. Um dia antes de sua estreia no Qatar, a equipe tem jogo marcado pela Copa da Liga Inglesa. A tendência é que o técnico Jürgen Klopp leve força máxima para o Mundial, enquanto o compromisso local seria disputado por um time alternativo, com jogadores da base.
A grande final acontecerá às 14h30, do dia 21 de dezembro (sábado), em Doha, no estádio Education City. As informações são da Folha de São Paulo.
Foto: Luka Gonzales/AFP