Bruna Barbosa, de 24 anos, ex-aluna de uma escola pública de Três Rios, no Sul Fluminense, viralizou nas redes sociais ao postar uma foto sua na colação de grau da faculdade de enfermagem, em Juiz de Fora (MG). Com o diploma obtido no início de setembro, a foto, com a legenda ‘A Preta do Morro se formou, felicidade resume!’, já obteve mais de 200 mil curtidas.
Até colar o grau, a jovem já passou um ano inteiro sem aulas na escola, devido à uma grave na rede estadual do Rio em 2016, além de depressão, sensação de deslocamento e dificuldades financeiras. Em entrevista ao portal g1, ela relatou que na instituição de ensino particular na qual se formou, através do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), havia ‘poucos pretos, quase todos na biblioteca ou nas equipes de limpeza’.
Encarar esse fato diariamente, segundo ela, doía. “Os cursos da área da saúde são muito embranquecidos”, lamentou. Filha da faxineira Lucinete Barbosa, ela contou na entrevista que a mãe ganha um salário mínimo mensal para limpar casas e uma escola e que ela chorou muito na colação de grau. “Foi emocionante para nós duas”, destacou.
STF mantém piso da enfermagem suspenso – O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, na tarde de hoje, para manter suspensos os pagamentos do piso salarial da enfermagem até que sejam feitos cálculos sobre as maneiras de financiar a nova lei. Com o voto do ministro Gilmar Mendes, o placar está em 6 a 3. Barroso, em sua decisão que suspendeu a aplicação do piso, deu dois meses para o Congresso e o Executivo explicarem o impacto financeiro da medida e as fontes de dinheiro para pagar as despesas. Faltam os votos dos ministros Rosa Weber e Luiz Fux. O julgamento virtual segue até esta sexta-feira (16). (Foto: Arquivo Pessoal)