O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, visitou nesta quarta-feira (22), as instalações do antigo Criaad (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente), no bairro Bom Pastor, em Barra Mansa. A convite do prefeito Luiz Furlani, ele foi conhecer as instalações do local que poderá abrigar uma Companhia Independente de Polícia Militar, providência que vem sendo reivindicada para aumentar a segurança na cidade, principalmente depois do acirramento da disputa territorial entre duas facções rivais do tráfico de drogas.
Menezes deu esperança às autoridades locais que o pedido poderá ser atendido, mas não foi taxativo. Chegou a dizer que os últimos acontecimentos em Barra Mansa, com assassinatos até no Centro da cidade, foram “movimentações pontuais”.
– Trabalharemos em união para buscarmos soluções e criarmos pontes ao invés de muros. Seremos duros nas respostas e tenho certeza que a soma de esforços trará bons frutos. Os últimos registros na cidade foram movimentações pontuais, mas vamos agir para punir os responsáveis – afirmou Menezes.
A visita do secretário foi acompanhada pelo comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), coronel Moisés Sardemberg, o secretário municipal de Ordem Pública, Daniel Abreu, e vereadores. O 28º BPM, sediado em Volta Redonda, é responsável pelo policiamento ostensivo em Barra Mansa.
“Estamos aqui para anunciar ações que visam a melhorar a segurança pública na nossa cidade. Barra Mansa não será o quintal desses vagabundos”, disse Furlani. Daniel Abreu, por sua vez, disse acreditar que a reivindicação da companhia independente será atendida: “Ter essa unidade em nosso município significa uma resposta ainda mais rápida aos criminosos, além de impedir a atuação deles, pois teremos um serviço de inteligência da Polícia Militar mais próximo. O antigo Criaad oferece uma estrutura já adaptada para a instalação. Esperamos que a nova unidade esteja em funcionamento ainda em 2025”. (Foto: Divulgação / Felipe Vieira)