Doze animais ganharam novos lares em um espaço de adoção promovido no último sábado (10) pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). A 21ª edição do “Família Animal” aconteceu no acesso A do Shopping Park Sul, no bairro São Geraldo. Oito cães e quatro gatos, entre adultos e filhotes, foram adotados na ação.
A coordenadora municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Ana Andrade, citou a importância da adoção responsável. “Muitos animais precisam de um lar e nesses espaços de adoção, orientamos as pessoas sobre a responsabilidade em assumir um animal e os cuidados necessários, a castração é um deles. Todos os adotantes assinam um termo de responsabilidade e nós, posteriormente, acompanhamos a situação dos animais”, disse.
Os animais que participaram do espaço de adoção eram provenientes de acumuladores acompanhados pela SMMA, apreendidos ou vítimas de maus-tratos e resgatados nas ruas, que se encontram sob a tutela de protetores independentes ou ONG de proteção animal. Nessa edição o evento contou com a participação da Clínica Apaixonados por 4 Patas.
Durante os eventos promovidos pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal, o interessado em ser um tutor precisa apresentar cópia de um documento de identidade, CPF, comprovante de residência, ser maior de 18 anos e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre bem-estar animal e guarda responsável.
Para doar
As pessoas que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientadas sobre as exigências legais para participar dos próximos espaços de adoção.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3350-7123, ou na sede da SMMA, na Avenida Sete de Setembro, nº 7, condomínio A, bairro Aterrado.