As duas primeiras escolas militares criadas pelo governador Wilson Witzel vão ficar no Sul Fluminense. Em entrevista ao Bom Dia Rio da TV Globo nesta terça-feira (15), o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, anunciou que Volta Redonda e Miguel Pereira abrigarão unidades. Ele não fixou prazo para a abertura.
Segundo o secretário, a Secretaria Estadual de Educação cede imóveis que não estejam ocupados e auxilia com a logística e a infraestrutura necessárias. “Os locais estão sendo vistoriados pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira para que a gente possa aprovar no Conselho de Educação e iniciar o mais rápido possível”, disse.
As unidades serão instaladas com o fundo do Corpo de Bombeiros, que pode arcar com essas escolas, como já fez com duas outras unidades em 2018. Fernandes diz que essa política de expansão está sendo comandada diretamente por Witzel, que colocou a Educação como uma de suas prioridades.
Em Volta Redonda, o Ciep 403 Maria de Lourdes Giovanetti, que há tempos a Associação de Moradores do Bairro Açude luta para que não feche, receberá este “upgrade”. O Vereador Sidney Dinho também vêm lutando há tempos pela comunidade.
Associação de Moradores do Açude contra o fechamento do Ciep
O ex-prefeito de Volta Redonda, Gotardo Lopes Netto, que é amigo pessoal de Witzel, teve participação fundamental na escolha. Gotardo tem ajudado o governador, desde a época da campanha. Apesar de ter recebido convites de Witzel, o ex-prefeito tem atuado como amigo e conselheiro, e foi peça fundamental na transição de governo.
Ex-prefeito Gotardo
Abaixo, fotos da reunião que tratou do assunto, e fotos do Ciep 403.