Um novo decreto que suspende, temporariamente, a partir de segunda-feira (28), até o dia 12 de janeiro, as atividades turísticas na modalidade ‘day use’, foi emitido pela prefeitura de Angra dos Reis. Contado com barreiras fiscalizatórias nas entradas da cidade, a medida é parte das ações contra a Covid-19,
Segundo o decreto, poderão entrar no território municipal para permanecer apenas pelo prazo de estadia os turistas que possuem reservas em pousadas, hotéis ou “hostels”, ou com contratos de locação de imóveis. O estacionamento de veículos nas estradas municipais próximas às praias ou em corredores turísticos, como, por exemplo, na Ponta Leste e na Estrada do Contorno, está proibido.
Os serviços que funcionarão até às 23 horas são os restaurantes, bares, botecos e choperias, inclusive nos shoppings e centro comerciais. A exceção para esta norma ocorrerá entre os dias 31 de dezembro e o dia 1º de janeiro, ocasião em que esses estabelecimentos também poderão funcionar entre às 23h e 01h. Vale ressaltar que o horário para delivery é livre e que, no atendimento presencial, os estabelecimentos devem respeitar a regra de funcionar com no máximo 50% de sua ocupação.
Os templos religiosos só poderão funcionar com 50% de lotação. Os grandes templos, excepcionalmente, com prévia autorização, poderão receber até 200 fiéis.