O curso de Engenharia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) está comemorando mais uma conquista. A egressa Júlia Oliveira, formada em Engenharia de Produção, conseguiu ser aprovada para ingressar no curso “Organizational Science” da University of North Carolina at Charlotte (UNCC), onde iniciará seus estudos de Doutorado na área de Administração, um grande marco na sua jornada acadêmica e profissional.
Ela partiu no último sábado (10) para a cidade de Charlotte, localizada no leste do Estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, onde irá se estabelecer para iniciar uma nova fase repleta de novas experiências e aprendizados:
“Tenho certeza que vou me desenvolver muito. Profissionalmente, este doutorado vai me dar a perspectiva da instituição sob os olhos internacionais e vou estar conectada com professores excelentes nos seus campos de atuação. O networking vai ser incrível, acredito muito nisso. E pessoalmente, vou desenvolver o inglês, conseguir usufruir de uma nova cultura, fazer novas amizades, além de ter a possibilidade de me estabilizar financeiramente”, declarou Júlia, ansiosa para iniciar sua nova caminhada.
Os principais interesses de estudos da discente estão relacionados à diversidade e inclusão ligadas à área administrativa de empresas, com aprofundamentos centrados em aspectos da psicologia, gestão, comunicação e sociologia. O curso de PhD da universidade oferece estudos e pesquisas justamente nas áreas desejadas pela egressa, que cultivava o sonho de aprimorar seus conhecimentos nos Estados Unidos desde o final de 2022:
“Minha vontade de embarcar nesse desafio foi motivada, sem dúvida, pelo incentivo à pesquisa em termos financeiros, a variedade de linhas de pesquisa e a avaliação holística que as universidades têm com relação aos alunos. O processo até minha aprovação também me surpreendeu, pela maneira como as entrevistas foram conduzidas pelos professores, que tentaram entender o que cada um dos candidatos poderia oferecer ao curso e à universidade”, explicou.
A UNCC é uma instituição pública de ensino superior com uma sólida estrutura acadêmica, que inclui diversas instalações destinadas ao conforto e bem-estar dos alunos. Além disso, a universidade oferece suporte de carreira como workshops de currículo, apoio acadêmico para os estudantes de pós-graduação, como também assistência para alunos internacionais por meio de um escritório que ajuda com questões legais, burocráticas e todo o processo de adaptação:
“Por toda essa estrutura, acredito que vou ter uma experiência única, que vai me permitir ter oportunidades tanto na academia, como fora dela. Estou muito contente mesmo com tudo o que está acontecendo. Meus pais estão muito felizes, me apoiando em todas as decisões e mudanças, orgulhosos e marcando até data para me visitarem”, completou Júlia.
O caminho trilhado por Júlia até conseguir ingressar na universidade estadunidense não foi fácil. Uma das exigências da maioria das instituições de ensino do país para o aceite em cursos de Doutorado é uma experiência acadêmica mais encorpada dentro e fora da sala de aula, sobretudo com atuações na área de pesquisa e ensino, além do conhecimento de novas tendências acadêmicas.
Dessa forma, a egressa entrou em contato com professores do curso de Engenharia do UniFOA para se voluntariar como professora, no intuito de melhorar o seu currículo. Ela conseguiu sua oportunidade como docente em março de 2023, e desde então vinha lecionando no curso a fim de entender como funciona o relacionamento entre as diferentes gerações dentro da sala de aula, como o período pandêmico transformou o ensino e o aprendizado e de que forma uma instituição de ensino superior funciona de maneira geral.
Durante esse período como professora, a doutoranda começou a enviar e-mails para professores americanos que tinham interesse de pesquisas semelhantes aos dela, para despertar o interesse em suas pesquisas e aumentar suas chances de ingressar em um curso de Doutorado. Além disso, ela se inscreveu em vários processos seletivos para PhDs de universidades dos EUA, que exigiam uma carta de motivação, redigida pela própria universitária, assim como cartas de recomendações de profissionais que acompanhavam de perto sua dedicação diária.
Dois dos escolhidos pela estudante para escreverem as cartas de recomendações foram os professores Sérgio Mello e Janaína Torres. Muito felizes com sua conquista, ambos rasgaram elogios à egressa ao contar um pouco de seu talento e potencial:
“Quando a Júlia entrou em contato comigo, outros professores tinham uma ótima referência sobre ela. Como professora voluntária ela foi excelente, sempre se mostrou muito interessada com as atividades de pesquisa, era organizada, cumpria prazos, tinha um bom relacionamento com os alunos e era muito cirúrgica nas suas pontuações. Foi a combinação disso tudo que a fez ter sucesso no seu processo fora do país. Estou muito feliz e orgulhosa com essa conquista, pois ela se dedicou e merece isso tudo que está vivendo”, relatou Janaína, satisfeita com a conquista da acadêmica.
O professor Sérgio foi um dos orientadores do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Júlia, quando ela ainda concluía sua graduação no UniFOA, em meados de 2018. Ele afirmou que foi um privilégio tê-la como estudante, dando os parabéns pela realização desse grande sonho ao desejar sucesso em sua nova jornada:
“Não tenho dúvidas de que ela representará muito bem nosso curso e nossa instituição. Ela enfrentará grandes desafios, mas será capaz de superar cada um deles, pois se preparou e é determinada em alcançar seus objetivos. Me resta dar os parabéns, desejar sucesso e nos colocarmos à disposição para apoiá-la em todos os momentos de sua jornada. Muito obrigado Júlia, por escolher o UniFOA para sua formação e nos dar a oportunidade do convívio que ultrapassou os cinco anos de seu curso de Engenharia de Produção”, enalteceu Sérgio.
A egressa agradeceu todo o apoio dos docentes, além de expressar suas expectativas para a nova fase de sua vida:
“Vai ser uma mudança e tanto! Porém, estou muito animada de estar prestes a viver numa cultura nova. Tenho certeza que vou me desenvolver muito ao longo desse Doutorado. Serei eternamente grata aos professores Sérgio e Janaína, que confiaram em mim o papel de professora voluntária e deram todo o suporte durante esse processo, com orientações e muitos conselhos valiosos”, finalizou.