Um idoso de 61 anos foi preso no início da noite desta terça-feira (17) como suspeito de ter provocado o incêndio que destruiu pelo menos 2 mil hectares do Monumento Estadual da Serra da Beleza, em Valença. Ele foi localizado no distrito de Conservatórtia (e não em Santa Isabel do Rio Preto, como informado inicialmente), por agentes da delegacia de Valença, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), do Rio, da 2ª UPAm (Unidade de Polícia Militar Ambiental), do 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
Segundo informações obtidas o idoso foi levado à delegacia da cidade, onde foi ouvido acompanhado de um advogado. Não houve mandado de prisão, mas um oficial da Polícia Militar explicou que a prisão em flagrante seria possível tendo em vista o fato de o incêndio ter perdurado até a segunda-feira (17). A delegacia de Valença ainda não havia se pronunciado a respeito até o momento desta atualização.
O homem que provocou o incêndio estava em uma motocicleta e usou um isqueiro para causar o fogo na vegetação. A motocicleta foi apreendida.
Além de parte da reserva, o incêndio também destruiu uma casa desenhada em 1930 pelo arquiteto Lúcio Costa, que fazia parte atualmente de uma pousada. (Fotos: Divulgação)
Atualizada às 20h50min