A Viação Elite foi autorizada pela prefeitura de Volta Redonda a estender o itinerário da linha Circular 15, até o final do Retiro, para suprir a deficiência no atendimento da Viação Sul Fluminense aos usuários moradores do bairro. São seis ônibus que estão indo até o final da localidade, na tentativa de diminuir o número de reclamações dos passageiros.
Segundo matéria publicada pelo FOCO REGIONAL na manhã desta sexta-feira, uma fonte disse que o Palácio 17 de Julho ainda não havia se pronunciado oficialmente até o momento desta publicação – a medida foi tomada devido ao grande número de reclamações de moradores do Retiro em relação à Sul Fluminense. A mesma fonte ressaltou que não se trata de uma intervenção nas linhas da Sul Fluminense, mas a hipótese não está descartada caso a alternativa não dê os resultados esperados.
Entre as reclamações recebidas pela SMTU (Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana), usuários da Sul Fluminense estavam sendo obrigado a chegar ao ponto até uma hora e meia antes do horário dos ônibus, que, superlotados, não estavam embarcando as pessoas em boa parte do trajeto.
A Sul Fluminense teve a caducidade das linhas que opera no transporte urbano decretadas pelo prefeito Samuca Silva, que anunciou a licitação das mesmas – o processo está em andamento. Além da perda das linhas, a tradicional empresa de ônibus – responsável pelo transporte de 70% dos passageiros do transporte urbano – a Sul Fluminense foi alvo de uma intervenção judicial, motivada por desentendimento entre herdeiros dos sócios.