Como sempre em clima de festa, foi realizada nesta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal, a posse do prefeito, do vice e dos vereadores eleitos em outubro do ano passado. Mais uma vez, o plenário da Casa ficou lotado por parentes e correligionários dos empossados. As 265 cadeiras não foram suficientes para o público que compareceu. Muita gente ficou de pé, enquanto outros preferiram nem tentar arranjar um lugar.
A cerimônia foi conduzida pelo vereador Zoinho (Republicanos), por ser o parlamentar mais idoso – 72 anos. A plateia aplaudiu sua entrada, assim como a dos demais 20 vereadores e também o prefeito reeleito Antonio Francisco Neto, com seu vice Sebastião Faria.
Se alegria é a marca da posse, este ano o quesito foi ainda mais impulsionado por Carla Duarte, que conquistou seu primeiro mandato. Extrovertida, ela estava em estado de êxtase durante toda a solenidade. Também foram diplomados, pela primeira vez, Severiano Câmara (União), Gisele Klingler (PSB) e Rodrigo Duarte (AGIR).
“Hoje estou dividindo dois sentimentos: a sensação de conquista e, a outra, de perda”, disse Severiano, cujo pai faleceu no último dia de 2024. “Mas agora é curtir este momento, agradecer a Deus, aos amigos, aos eleitores, os vereadores [reeleitos] que estão nos abraçando. É também um momento de gratidão”, acrescentou, dizendo ainda que pretende exercer um mandato “com muita sabedoria, atendendo sempre os anseios de Volta Redonda”.
O sabor da vitória está no mesmo nível entre aqueles que já foram vereadores, perderam eleições, mas agora retornaram à Casa, como – além de Zoinho – Gemilson Sukinho (PSD), Simar (PSD) e Paulinho do Raio-X(Republicanos). Simar, por exemplo, sempre foi bem votado, mas acabou não se reelegendo em alguns pleitos. Em 2016, ele não conseguiu renovar o mandato, ficou de fora em 2020, mas em 2024 assegurou seu retorno à Câmara.
“Estou realizado, voltando nos braços do povo novamente, com uma campanha limpa, voltada aos interesses da população e hoje, com certeza, com muito mais experiência. Quero fazer justiça aos votos recebidos e representar todos os eleitores. Para mim é uma honra muito grande”, afirmou Simar, também conhecido como “Baixinho do Estádio”, apelido que ganhou na época em que ele e o pai tinham o único bar no interior do antigo Raulino de Oliveira.
Esta legislatura também é especial para pelo menos três parlamentares: Francisco Novaes (PP) é o vereador com maior número de mandatos consecutivos. São oito. Paulo Conrado (Podemos) também tem oito, mas ficou quatro anos fora da Câmara após a primeira eleição que ganhou. Edson Quinto (PL), acumula sete mandatos.
A cerimônia de posse teve presenças de secretários municipais, como Glória Amorim (Política para Mulheres), Neuza Jordão (Prevenção às Drogas), Anderson Souza (Cultura), Osvaldir Denadai (Educação) e Rafael Paiva (Comunicação) e Cora Peixoto (Planejamento), além do prefeito eleito de Piraí, o ex-governador Luiz Fernando Pezão, o deputado estadual Munir Neto (PSD) e o presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), J. Lúcio, que assumiu o cargo após a morte, no mês passado, de Ubirajara Vaz.