A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (Cave) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza neste sábado (12), às 9h, a solenidade de sorteio das duas urnas eletrônicas que passarão por auditoria nas eleições suplementares de Itatiaia. Aberta à imprensa, a cerimônia será na sede do TRE-RJ, com transmissão ao vivo no perfil oficial da corte no Facebook.
Liderado pelo presidente da Cave, juiz Marcel Laguna Duque Estrada, o sorteio é público. Partidos políticos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foram convidados a participar da cerimônia.
Uma das urnas sorteadas será submetida à auditoria para verificação do funcionamento sob condições normais de uso, que acontece na sede do TRE-RJ, no domingo (13), data do pleito, no horário da votação oficial, das 7h às 17h. O procedimento consiste numa votação simulada, que é realizada sob monitoramento de câmeras, com transmissão ao vivo no canal oficial do tribunal no YouTube.
No sábado, véspera do pleito, representantes de partidos políticos e de entidades fiscalizadoras entregam ainda as cédulas de papel, preenchidas com números dos candidatos reais que concorrem em Itatiaia. Esses votos em papel são depositados em urnas de acrílico, que são lacradas em seguida. No domingo, as urnas serão abertas e integrantes da equipe de apoio da comissão irão digitar os votos manuais na urna eletrônica levada para a sede do TRE-RJ e instalada numa seção eleitoral monitorada por câmeras.
O resultado obtido pela apuração do voto em papel deve ser idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A comparação dos dois resultados na auditoria demonstra a inexistência de desvios de voto na mídia (software) usada nas urnas e, portanto, de fraude no processo eletrônico de votação. As mídias de candidatos são geradas a partir de uma única matriz, por isso, são idênticas em todas as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições suplementares do município.
Já a outra urna sorteada no sábado passará pela auditoria para verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que acontece também no domingo do pleito, na seção eleitoral em Itatiaia. Comandada pelo juiz eleitoral, o procedimento ocorre antes do início da votação. O objetivo é verificar a autenticidade (assinaturas digitais) e a integridade (resumos digitais) das mídias instaladas nas urnas eletrônicas.