A prefeitura de Pinheiral informou, em nota emitida no final da manhã desta sexta-feira (24), que o prefeito Ednardo Barbosa marcou reunião com o secretário estadual de Transportes, Washington Reis, para apresentar as reivindicações dos moradores da cidade com relação ao serviço prestado pela Viação Pinheiral no transporte intermunicipal, principalmente para Volta Redonda. A data não foi informada. Segundo a nota, o prefeito poderá pedir ao secretário, “se for o caso”, a realização de uma licitação para que outra empresa possa prestar o serviço.
Na manhã desta sexta, usuários dos ônibus da empresa fecharam por quase quatro horas a Avenida Nilton Pena Botelho (estrada Pinheiral-Volta Redonda), no Parque Maíra, para reivindicar melhorias no transporte coletivo. Eles alegam poucos horários nos momentos de pico e horários não cumpridos, o que resulta em superlotação dos ônibus. Também reclamam do mau estado de conservação dos veículos.
A manifestação provocou um grande congestionamento nos dois sentidos da ligação entre Volta Redonda e Pinheiral. Segundo manifestantes, um representante da empresa chegou a comparecer ao local, mas não teria autonomia para dar garantias de atendimento às reivindicações.
O Detro-RJ informou que em 2022 e 2023, a ouvidoria do órgão recebeu seis reclamações referentes a empresa citada, que geraram duas multas. Uma das autuações, segundo o órgão, foi aplicada no dia 14 de fevereiro, referente a empresa não apresentar a frota para vistoria anual. Diante da denúncia, uma equipe será encaminhada ao local para verificar a situação.
“O órgão realiza operações diariamente para verificar as condições do transporte intermunicipal e conta com a ajuda da população para nortear as ações. Telefone da ouvidoria (21) 3883-4141, e-mail [email protected] ou Whatsapp Fale Detro (21) 98596-8545”, concluiu.
(Foto: Divulgação / Arquivo)