Dois caminhoneiros foram presos na noite de ontem (17) numa operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na Via Dutra, em Resende. Foram fiscalizados os caminhões que transitam pela rodovia, no km 301, em frente ao posto de pesagem da ANTT. O objetivo da operação, que continua nos próximos dias, é identificar veículos que circulam fora das normas estabelecidas pela agência reguladora.
O primeiro caminhão foi flagrado com a placa adulterada com um elástico e um pedaço de saco plástico, com intuito de deixar a placa sem legibilidade e fugir da fiscalização de excesso de peso. O motorista a ser preso em flagrante.
Horas mais tarde, no mesmo local, um outro caminhão também foi identificado com a placa adulterada com um pedaço de pano, com as mesmas finalidades. Ele também recebeu voz de prisão por adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
Nas abordagens também foram constatados, em ambos os casos, a adulteração do tacógrafo e o uso de “rebite” pelos motoristas, uma droga derivada da anfetamina, para que possam dirigir por mais tempo sem ter o descanso adequado, o que aumenta o risco de acidentes. (Foto: PRF)