Agentes da Polícia Militar Ambiental apreenderam no sábado (27), em Angra dos Reis, sete carretéis da chamada linha chilena durante uma operação no bairro Japuíba. Quatro pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia de polícia da cidade. Carretéis com linhas de cerol também foram recolhidos.
A ação foi realizada pela 4ª UPAm (Unidade de Policiamento Ambiental), a partir de informações recebidas pelo Linha Verde do Disque Denúncia Angra (0300 253 1177). De acordo com a informação havia pessoas participando de festivais de soltura de pipas no bairro usando este tipo de linha – quatro vezes mais cortante e nociva do que o cerol.
A denúncia foi constatada nas ruas Mangaratiba e Rio Bonito.
Cinco pessoas conseguiram fugir quando viram a aproximação das viaturas. Elas abandonaram os carretéis, que foram apreendidos.
Apesar de a venda de linha chilena ser proibida no estado do Rio há quase 10 anos, o produto continua sendo comercializado, principalmente pela internet, mesmo sendo responsável por casos frequentes de acidentes, inclusive fatais, com motociclistas ou ciclistas.
Desde o início do ano, o programa Linha Verde já cadastrou cerca de 12 mil denúncias de crimes ambientais no estado, sendo 279 relativas ao cerol e à linha chilena. Segundo o Disque Denúncia, no ano passado, foram registradas 604 denúncias deste tipo. (Foto: Polícia Militar)