A Defesa Civil de Volta Redonda participou, nesta semana, a convite da Eletrobras, do simulado do Plano de Ação de Emergência (PAE) na unidade de Furnas (Usina do Funil), em Itatiaia. O plano envolve a implantação de um sistema de comunicação e alerta junto à população, sinalização que indica rotas de fuga e pontos de encontro, além de cadastramento da população na área próxima à usina.
“A integração da Defesa Civil de Volta Redonda com a unidade de Furnas é importante pela localização do município. O trecho do Rio Paraíba do Sul onde está a represa fica antes da cidade, ou seja, está à montante da cidade. Por isso, somos afetados por ela”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira. “Essa interferência é observada, principalmente, no período de chuvas, por conta do controle do volume de água que escoa para os municípios que ficam abaixo da usina”, acrescentou.
Ele reforçou a importância de os agentes da Defesa Civil de Volta Redonda entenderem o sistema de protocolos de elevação do nível da represa e sistema de vazão da água, e os protocolos utilizados frente a qualquer situação de emergência que possa ocorrer dentro da unidade da empresa. “Principalmente no período de alerta, que vai até o dia 31 de março”, lembrou Rubens.
Estiveram no simulado o subcoordenador de Defesa Civil de Volta Redonda, José Rogério, além dos agentes Agnaldo Silva, Valéria Paulino, Carlos Daniel, Marcelle Ciscotto e Rodrigo Silva. (Foto: Divulgação)