O período de chuvas intensas chegou e a Defesa Civil de Barra Mansa vem intensificando os trabalhos para que não haja maiores danos, principalmente para os moradores de áreas de risco. O órgão já está em plantão permanente.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, destaca a atuação das equipes nos bairros e solicita que a comunidade também esteja em constante alerta. “Durante os próximos meses poderemos ter chuvas intensas e é fundamental agirmos em conjunto com a população para minimizar os riscos aos moradores”, frisou.
João acrescentou que a coordenadoria não parou os trabalhos durante os meses de estiagem. “As equipes seguiram atuantes, juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que executou serviços de desassoreamento e dragagem dos rios. Além disso, também houve a colaboração do Saae-BM, que fez um trabalho de desobstrução de bueiros. Outra ação foi a de mapear as áreas de risco de Barra Mansa visando a atualização dos locais para qualificar o trabalho realizado”, informou.
O coordenador concluiu frisando que de agora em diante os trabalhos são reforçados para resposta às possíveis ocorrências que possam surgir com o aumento das chuvas. “A Defesa Civil mantém contato frequente com a Secretaria de Estado de Defesa Civil, assim como dos institutos meteorológicos. A cada ano que passa, ficamos mais atentos para que possamos agir nas possíveis ocorrências, como transbordo de rios, deslizamento de terras e destelhamento de casas”.
Barra Mansa conta com sirenes instaladas nos bairros Boa Sorte, Boa Vista, Cotiara, Nova Esperança, Metalúrgico, Vista Alegre, Vila Coringa, Vila Nova, Piteiras e Paraíso de Cima. A Defesa Civil reforça que, diante da observação de qualquer risco, os moradores devem ligar para o 199. Ressalta ainda a importância do cadastro para receber as notificações da Defesa Civil através do celular. Para isso, a pessoa deve mandar um SMS informando o CEP da sua localidade ou local de interesse para o número 40199. (Foto: Divulgação / Chico de Assis)