A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com a prefeitura de Volta Redonda, vai realizar nesta sexta-feira (22) a soltura de peixes juvenis no Rio Paraíba do Sul. A iniciativa é do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa.
O programa, em parceria com as secretarias de Educação e Meio Ambiente de Volta Redonda, tem se dedicado a uma variedade de atividades com o objetivo de sensibilizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Isso inclui visitas educativas com alunos da rede pública de ensino no Centro de Pesquisa da CSN, além de ações de limpeza do Córrego do Bugio, visando conscientizar a comunidade e seus funcionários sobre a relevância da preservação ambiental.
O destaque será a soltura de 5,1 mil peixes juvenis no Rio Paraíba do Sul, às 15h, no deck da Defesa Civil na Ilha São João. Segundo a CSN, a iniciativa não apenas visa enriquecer a biodiversidade local, mas também contribuir para o repovoamento de espécies nativas do rio, ressaltando que os peixes a serem soltos são de espécies ameaçadas de extinção.
Também será feita a limpeza do Córrego Bugio, em conjunto com o Grupo Recriar e o Rotary Clube, será na terça-feira (26), das 8h às 12h, tendo como objetivo não apenas a higienização do local, mas também alertar sobre a importância da preservação ambiental e do descarte correto de resíduos.
A CSN lançou o PEA em Volta Redonda em 2022. O programa atende a 23 escolas públicas municipais e visa conscientizar alunos, professores e comunidade em geral sobre sustentabilidade. (Foto: FOCO REGIONAL)