A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) informou na tarde desta sexta-feira (26) que investiga o furto de catalisadores de veículos que estavam estacionados no pátio da empresa na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Os furtos ocorreram entre a madrugada e a manhã.
A assessoria da empresa foi procurada após relatos nas redes sociais de que ao menos cinco veículos, entre carros e motos, tiveram as peças furtadas. “Pelas câmeras ainda não foram identificados os autores e estamos expandindo a cobertura”, informou a companhia, explicando que o vigilante não consegue cobrir visualmente toda a área e não ter, até então, histórico deste tipo de crime no local.
Alto valor – O catalisador é um componente do sistema de escape dos automóveis. Têm a função de controlar e reduzir as emissões de gases nocivos pelo cano de descarga.
Montados no interior de cápsulas produzidas em aço inoxidável, esses componentes possuem uma colmeia cerâmica, onde se localiza uma camada de metais nobres, como platina, paládio e ródio (este, subproduto dos outros dois, com alto valor no mercado negro.
Segundo sites especializados, picapes, SUVs e carros híbridos são os alvos preferidos desses ladrões, pois são mais altos e permitem que o ladrão se deite embaixo do veículo para praticar o furto. Em carros mais baixos, os criminosos costumam usar um macaco para levantar o veículo. O furto deste tipo de peça não é comum na região.