Um dos sentimentos mais marcantes que a pandemia do novo coronavírus proporcionou à população foi o da saudade. O distanciamento social, uma medida preventiva para evitar a propagação da Covid-19, acabou afetando em cheio o setor da educação, que se viu obrigado a aplicar o ensino remoto, impactando diretamente no aprendizado das crianças, dos adolescentes e jovens. Por conta disso, para amenizar um pouco dessa saudade, a creche da SOS Volta Redonda Hotelzinho Aconchego, na Rua Pompeu, no bairro Voldac, vem promovendo o Projeto Ensino Itinerante, voltado para 75 crianças.
Segundo a professora Rafaela de Souza Oliveira Dias, o objetivo é manter o vínculo com as crianças, motivá-las a participar das aulas remotas e também amenizar a saudade, neste período difícil de pandemia. “As professoras e auxiliares vão até a casa das crianças, nos diversos bairros da cidade (Retiro, Santa Cruz, Santo Agostinho, Eucaliptal, Vila Americana, Coqueiros, Mariana Torres, Belo Horizonte, Siderlândia). Elas se fantasiam, e fazem uma apresentação musical na rua, respeitando o distanciamento social”, informou.
De acordo com a professora, no fim do evento, cada criança ainda recebe um presente. “É um momento de muita diversão para as crianças e responsáveis”, destacou. Rafaela leciona para o maternal III, enquanto Aline Avelino fica responsável pelo maternal II. “Vemos a alegria nos olhinhos de cada criança neste trabalho. Sem dúvidas, é uma experiência marcante, sendo a forma que encontramos para estar mais próximas dos nossos amados alunos. Temos a esperança de que num futuro breve estaremos juntos novamente de forma presencial”, concluiu a professora.
Também participaram dessas visitas, a diretora pedagógica Profª Vera Campos, e as diretoras profª Elisângela e Glória, também as auxiliares de Educação Infantil: Vanessa Arcanjo, Vanessa Sudário, Renata Oliveira e Tatiana Salgado.