A Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária da Secretaria estadual de Saúde está investigando 43 casos suspeitos da variante ômicron no Rio de Janeiro. Sete são em duas cidades da região: três em Volta Redonda e quatro em Angra dos Reis, que só perdem em registros suspeitos para a capital do estado: a cidade do Rio tem 28 casos sob investigação. No início da noite deste sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota a respeito (veja abaixo).
Os demais casos sob investigação são de Cabo Frio (1), Macaé (2), Nilópolis (1), Niterói (2), São Gonçalo (1) e Saquarema. De acordo com a secretaria, os exames tiveram início na sexta-feira (24), com amostras coletadas entre os dias 1º e 20 deste mês.
A pasta ressalva, no entanto, que não se tratam de casos já confirmados e que a análise serve como “método de triagem”, pois as amostras serão sequenciadas. Os resultados devem sair “nas próximas semanas”. Os casos positivos serão sequenciados pela Fiocruz.
A Secretaria estadual de Saúde informou ainda que fez contato com a vigilância em saúde dos municípios para que possam fazer a investigação, acompanhando pacientes e as pessoas com quem eles tenham tido contato. Naqueles em que ainda houver possibilidade de realizar o PCR, a secretaria explicou que as vigilâncias municipais vão coletar o exame para encaminhar ao Laboratório Central de Saúde Publica Noel Nutels (Lacen RJ).
Veja a nota emitida pela Secretaria de Saúde de Volta Redonda
A SMS Volta Redonda recebeu uma comunicação da Secretaria de Estado de Saúde em que três munícipes realizaram, na rede privada, exames para Covid19, e que os resultados foram compatíveis com Covid-19 pela variante Omicron.
Os três pacientes, com 33, 50 e 57 anos, tiveram exames coletados em 02/12/2021.
A evolução de todos foi para cura. Os dois pacientes localizados já eram vacinados com pelo menos duas doses, assim como seus contatos acima de 12 anos.
Os três pacientes, que, segundo cadastro, residem nos bairros de Jardim Belvedere, Santa Cruz e Jardim Primavera, não tiveram contato entre si e, pelo menos dois, que foram localizados, têm história pregressa de viagens para os municípios de São José dos Campos (SP), Cataguases (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Os casos serão investigados pela Secretaria Municipal de Saúde.
A situação, que já era esperada, representa constatar que já ocorre transmissão comunitária da Covid19 pela Variante Omicron, e reforça a necessidade de que as pessoas que não estejam com sua situação vacinal contra a Covid-19, em Volta Redonda, procurem as unidades de saúde, a partir de 27/12, segunda-feira, para atualizar a vacinação ou aplicar as vacinas de reforço, que, em Volta Redonda, já estão autorizadas para quem tomou a segunda dose até 30/09/2021.