Foi encontrado no domingo (19), na Ilha Rasa, no Rio de Janeiro, o corpo do professor universitário americano Clifford Gordon, que se afogou na quinta-feira (16), em Paraty, ao ser atingido por uma onda e arrastado para o mar. O docente trabalhava pela Universidade Estadual Comunitária de Columbia, que confirmou a informação.
Clifford e três alunos caminhavam pela Praia de Cepilho, em Trindade, e foram surpreendidos quando pararam para tirar fotos em cima de uma pedra. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os estudantes Elisa Willians, de 20 anos, e James Loud, de 46, foram levados para o Hospital Hugo Miranda, em Paraty. Segundo a universidade, eles “não ficaram gravemente feridos”.
“Ficamos com o coração partido ao saber deste trágico acidente. Nossa família universitária lamenta a perda de Clifford, que era um artista muito talentoso e muito querido por seus alunos. Nossos pensamentos e orações estão com sua família, amigos e alunos”, disse Janet F. Smith, presidente da Universidade de Columbia.
Clifford trabalhava na Universidade de Columbia desde 2008 como professor adjunto da divisão de humanidades e ciências sociais. Tinha formação em ciências em arte. Era considerado um “artista talentoso” e responsável por “inúmeras exposições”.
Ainda de acordo com a universidade, Clifford e os três alunos envolvidos no incidente fazem parte de um grupo de 12 estudantes de faculdades comunitárias do estado americano do Tennesse. Eles vieram para o Brasil em um programa de estudos no país. A universidade afirmou que está providenciando o retorno dos estudantes para casa.
A reportagem é do g1. (Foto: Universidade de Columbia)