Nesta segunda-feira (dia 02), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) informou que, está monitorando 42 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19) em todo estado. Na região Sul Fluminense, cinco casos estão sendo acompanhados até o momento, sendo dois em Barra Mansa, dois em Resende e um em Volta Redonda.
Para evitar um surto da doença no Rio de Janeiro, a SES elaborou um plano de contingência, constituído de três tópicos principais, a fim de sistematizar as ações e procedimentos contra o vírus numa escala estadual. Ficou decidido que a SES vai apoiar, em caráter complementar, os gestores municipais no combate a um possível surto de Coronavírus, precavendo-se e organizando o enfrentamento de tudo aquilo que sair da normalidade.
O primeiro objetivo estratégico do plano de contingência é intensificar medidas de segurança para conter a transmissão humano a humano, incluindo as infecções secundárias entre pessoas próximas e profissionais de saúde.
Caso uma pessoa apresente sintomas e sinais de doenças respiratórias, ela será identificada imediatamente, isolada e atendida da forma como preconizam a OMS e o Ministério da Saúde.
O terceiro item abordado no tópico sobre os objetivos estratégicos do plano aponta para a comunicação do problema: os riscos e casos registrados no Estado do Rio de Janeiro devem ser informados à sociedade o mais rápido possível para, entre outras coisas, combater a desinformação e as perigosas fake news.
O que fazer em caso de suspeita?
A Secretaria de Estado de Saúde divulgou uma lista de procedimentos básicos para casos suspeitos da doença. Segundo a SES, se a pessoa apresentar qualquer sintoma de problema respiratório e estiver retornando de um país que está sofrendo com o vírus, deve-se imediatamente cobrir o rosto com máscara cirúrgica, ir à unidade de saúde mais próxima, seguir as orientações dos profissionais da saúde e, ainda, adotar as medidas de prevenção, como lavar as mãos, cobrir o rosto ao tossir e respirar, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar aglomerações.