Volta Redonda esteve representada na Jornada G20 do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). A coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, fez parte do painel de “Tecnologia e Inovação”, abordando o tema “Juventude e Empreendedorismo Social: Transformando Desafios em Oportunidades”, na sexta-feira (8).
A jornada aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, no Rio de Janeiro, desde a última segunda-feira (4). Os temas abordados foram: “Sociedade Civil Organizada e Cidades”, “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo”, “Desenvolvimento Sustentável e Ciência” e “Futuras Vozes”, entre outros.
De acordo com Larissa, o evento abordou os principais desafios globais e propôs soluções inovadoras, inspiradas no formato do G20 Social. “Com uma programação diversificada, a jornada reuniu representantes da sociedade civil, acadêmicos, empresas e governos para debater temas de relevância mundial como sustentabilidade, empreendedorismo jovem e o papel das startups no cenário atual e futuro”, falou.
“A ideia foi promover uma semana de debates com base em dez dos 13 grupos de engajamento do G20. E o objetivo final é a construção de um documento que será encaminhado à Cúpula do G20 no Brasil”, acrescentou Larissa.
O G20 – O Grupo dos Vinte é um fórum internacional que reúne as principais economias do mundo para discutir e coordenar políticas em torno de questões econômicas globais. E a presidência brasileira do G20, em 2024, teve como ação inovadora a organização do G20 Social para assegurar que a sociedade civil seja ouvida no processo de construção de políticas públicas. A iniciativa visa ampliar a participação de atores não-governamentais nos processos decisórios do G20, permitindo a inclusão de diferentes vozes através de 13 grupos de engajamento. (Foto: Divulgação)