A prefeitura de Angra dos Reis anunciou nesta quarta-feira (23) a exoneração do coordenador do Samu na cidade e o afastamento das atividades de coordenação do profissional do serviço, que autorizou a utilização de uma ambulância numa festa de recepção de calouros da Universidade Estácio de Sá, na última segunda-feira (21). A exoneração do coordenador ocorreu depois da circulação de um vídeo em redes sociais mostrando alunos do curso de enfermagem descendo da ambulância, vestindo jaleco branco e alguns segurando bastões de fumaça colorida. Durante todo o tempo, a sirene do veículo – destinado a socorros de emergência – permaneceu ligada. Dois funcionários do Samu aparecem no vídeo acompanhando a festa dos calouros.
“A ambulância deveria ter sido usada em uma simulação de salvamento. E não para estar presente em evento festivo”, informou a prefeitura em nota, acrescendo que os “envolvidos no caso vão responder a um processo administrativo e devolver ao governo municipal o valor gasto com os custos de deslocamento da viatura”.
Em nota, a universidade também se manifestou sobre o episódio. “A ambulância do Samu estava lá para uma simulação, a novos estudantes. Atividade importante do ponto de vista acadêmico e pertinente para nossas atividades. Essa apresentação foi curta, de menos de 10 minutos, e a solicitação e autorização foram realizadas pelos canais oficiais, como sempre”.
A prefeitura, porém, no comunicado afirma que os envolvidos vão ainda responder a um processo administrativo e terão que devolver o valor gasto com os custos de deslocamento da viatura. (Imagem: Reprodução)