O Poder Judiciário não pode parar no tempo e, por isso, precisa interpretar as leis conforme as modernizações acontecem, tendo em vista que é impossível o Poder Legislativo criar normas sobre toda e qualquer situação com imediatismo.
Por isso, há algum tempo, conversas de Whatsapp são aceitas na Justiça como meio de prova em vários tipos de processos, como cíveis, trabalhistas e de família.
O aplicativo é, atualmente, a forma mais utilizada pela população para se comunicar. É possível demonstrar, por exemplo, uma confissão de dívida, maus tratos aos filhos, exploração do funcionário pelo chefe e casos de calúnia, injúria e difamação, entre outros diversos.
Mas é possível falsear conversas de whatsapp, criando diálogos fictícios. Existem até aplicativos pra isso. E aí? Em processo mais complexos ou que envolvam valores elevados, recomenda-se fazer ata notarial em cartório, para que um tabelião ateste a veracidade das mensagens.
E, obviamente, quem apresenta falsa prova no processo judicial corre risco de sofrer duras punições.
Dúvidas ou sugestões de assuntos a serem abordados? Escreva para [email protected]. Será um prazer atender. Aproveite para seguir @carlosalbertassi no Instagram.