Volta Redonda e Barra Mansa avançam na vacinação contra Covid-19 nesta terça-feira (15). A cidade de Volta Redonda estará imunizando pessoas de 56 anos ou mais sem comorbidades. A imunização ocorrerá das 8h às 16h, na Ilha São João, no sistema Drive-thru ou a pé. As pessoas dessa faixa etária devem apresentar um documento de identidade, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS.
A vacinação desta terça (15) será possível graças à chegada ao município de duas mil doses extras entregues pelo Governo do Estado, como parte de um montante de 15 mil doses a mais que serão enviadas a Volta Redonda. A reposição visa cobrir as doses usadas na vacinação de pessoas que não são moradoras da cidade, mas que trabalham aqui.
“Volta Redonda é um grande pólo de Saúde, de Educação e de Segurança. Com isso, acaba tendo de vacinar muitas pessoas de fora. Agradecemos a sensibilidade do Estado, que vai nos possibilitar avançar com a faixa etária”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
Na segunda-feira da última semana, dia 7, o vereador Renan Cury esteve em reunião com a secretária de saúde da cidade, Conceição de Souza, solicitando o início da vacinação pra esse grupo. Na ocasião, o vereador falou de sua preocupação com as pessoas sem comorbidades que estão morrendo, salientando que a vez deles não chega nunca, visto que toda semana um novo grupo prioritário é divulgado.
“As pessoas estão morrendo e anseiam pela vacina. Elas precisam dessa dose de esperança. Por isso estamos solicitando formalmente o início da imunização desse grupo, cobrando a elaboração de um plano operacional destinando ao menos 30% das próximas remessas de doses recebidas à pessoas que não se encaixam em nenhum grupo prioritário, possibilitando assim o início da vacinação por critério de idade, respeitando sempre o escalonamento etário”, disse o vereador.
Já Barra Mansa imuniza nesta terça contra Covid-19, pessoas de 57 anos completos. A vacinação ocorre das 8h às 16h no Parque da Cidade.
Vacina contra Influenza
Durante o drive-thru em Volta Redonda, uma baia estará liberada pra pessoas que quiserem se imunizar contra H1N1 (Influenza). Quem for se vacinar, não pode ter recebido a vacina contra Covid-19 nos últimos 15 dias e nem pode receber durante 15 dias após a aplicação. Podem se vacinar contra gripe trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 06 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos, profissionais da educação, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, Força de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens com Medida Sócio Educativas.
Ainda fazem parte do público alvo pessoas com doenças respiratórias crônicas, diabetes, imunossupressão, doenças cardíacas crônicas, doença renal crônica, obesos, transplantados, doença neurológica crônica e portadores de trissomias.