O Comitê Municipal Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua de Volta Redonda discutiu propostas para este ano de 2025. Uma delas é realizar uma maior aproximação, nos bairros, da população em situação de rua, para ouvir reivindicações e tomar decisões mais rápidas.
A reunião teve a participação da secretária municipal de Políticas para Mulheres, Glória Amorim, responsável pela coordenação dos trabalhos. A apresentação foi feita pela assessora técnica da pasta de Direitos Humanos da secretaria, Maria Aparecida de Araújo Silva, a Cidinha.
Glória Amorim entende que “o comitê tem que estar mais próximo do povo, ir aos locais onde as pessoas estão”, como a rodoviária municipal (Centro), o entorno do Estádio Raulino de Oliveira (Jardim Paraíba), a Arena Esportiva (bairro Voldac) e a área coberta e externa da Biblioteca Municipal Raul de Leoni (Vila Santa Cecília), locais de maior concentração desse público.
Também foi elaborado o calendário mensal de reuniões do comitê, com a indicação de alternar os locais para facilitar a aproximação com a população em situação de rua.
Inclusão social e aproximação
Em Volta Redonda. o atendimento às pessoas que vivem nas ruas conta com o Consultório na Rua, programa da Secretaria Municipal de Saúde, o Centro Pop e o Abrigo Municipal Seu Nadim, da Secretaria Municipal de Assistência Social, que prestam a assistência e encaminham para o atendimento na rede pública de saúde, além de oferecer cursos de qualificação e as condições básicas de sobrevivência para essa faixa vulnerável da população. (foto: Divulgação)