O comércio de Volta Redonda está autorizado a funcionar normalmente no feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, seguindo o horário do decreto municipal. O Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR) informou que a remuneração deverá ser feita em 100% sobre o valor das horas trabalhadas. A abertura é uma forma de ajudar o comércio nessa fase de recuperação, tendo um dia mais para vender para o Dia das Mães.
A abertura, além de ajudar a aumentar as vendas, pode contribuir para evitar aglomerações, porque oferece mais tempo para compras, não concentrando tudo durante a semana, uma vez que está se aproximando da segunda melhor data do ano para o setor. O Dia das Mães deve movimentar R$1,2 bilhão de reais na economia fluminense, o que são números maiores do que os do ano passado, segundo pesquisa do Instituto Fecomércio-IFec-RJ. Em Volta Redonda, no ano passado, o comércio estava fechado por conta das restrições municipais. Ainda segundo o Instituto, a estimativa é de que o ticket médio seja de R$ 143, 10.
O presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo Santos, falou sobre a importância das portas abertas nesse sábado de feriado para alavancar a economia da cidade. “A possibilidade de abrir num sábado é essencial, especialmente, a uma semana do Dia das Mães, que é a segunda melhor para o lojista e movimenta praticamente todos os setores do comércio”, comentou. O Sicomércio-VR reforçou que é extremamente importante seguir as normas de segurança. O uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool 70%, manter o distanciamento social e evitar aglomerações, são algumas das medidas preventivas. “Seguir os protocolos sanitários é necessário para garantir as medidas de flexibilização, sem perder a responsabilidade em relação aos cuidados indispensáveis devido à pandemia”, reforçou.
Horário de funcionamento
• Lanchonetes: 7h às 20h
• Shoppings Centers: 11h às 21h
• Comércio varejista: 9h às 13h
• Bares e Restaurantes: 10h às 21h (tolerância de 1 hora para encerramento total das atividades)