Uma cobra cascavel de aproximadamente 70 centímetros foi encontrada na manhã desta quinta-feira (7) enrolada perto de um cano do quintal de uma casa na Rua Cassiano Antônio, no bairro Cantagalo, em Três Rios.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ela foi levada ao setor de Vigilância em Saúde Ambiental da cidade. Em seguida, será transferida para o Instituto Vital Brazil, em Niterói, região metropolitana do Rio. A moradora da residência Suzane Santos Silva contou ao portal G1 que a sua cadela foi quem encontrou o animal.
De acordo com ela, ao ver a cobra, ela começou a latir, o que chamou a sua atenção. A moradora disse que teve receio da sua cadela ser atacada pela cobra. “É a primeira vez que uma cobra aparece aqui em casa e estou tensa. Trêmula até agora”, contou. O setor de Vigilância em Saúde Ambiental informou ao site ser comum a aparição de cobras nesta época do ano na cidade.
O diretor do órgão explicou que os meses entre outubro e abril, mais quentes, elas [cobras] ficam mais agitadas e aparecem acidentalmente nos domicílios. Muita das vezes elas são atraídas por ratos, que procuram lixos descartados incorretamente, informou. As espécies venenosas mais comuns de serem encontradas são, em sua grande maioria, cascavéis, seguidas das jararacas. Já as não peçonhentas, as cobras boipeva, cipó e falsa-coral estão entre as que mais aparecem.