A cidade de Recife, capital de Pernambuco, registrou apenas neste sábado (28), um total de 30 mortes em decorrência de chuvas que atingem a região desde o início da semana. Ao todo, desde a última segunda-feira (23), 35 pessoas morreram na região metropolitana e na Zona da Mata pernambucana.
Somente na comunidade Jardim Monte Verde, no bairro Ibura, 20 pessoas perderam a vida. Há mortes registradas também no Córrego do Jenipapo e no Sítio dos Pintos. Duas crianças morreram num deslizamento na comunidade Bola de Ouro, em Jaboatão dos Guararapes.
Em Camaragibe, no Grande Recife, seis pessoas morreram após um deslizamento de barreira na manhã deste sábado. O número, contudo, pode aumentar, uma vez que os esforços de resgate continuam em meio à chuva.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou 129 milímetros e o Recife contabilizou 150 milímetros até o início da tarde deste sábado (28). A Secretaria de Educação do Recife disponibilizou 14 escolas e creches da rede municipal de ensino para abrigar as famílias desabrigadas em função das chuvas.
Em nota, o governo de Pernambuco informou recebeu dos municípios o registro de pelo menos 516 pessoas desalojadas e 249 desabrigadas. A previsão é de que continue a chover forte de até este domingo nos estados de Alagoas, Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com precipitações que podem chegar até a 100 mm. O alerta para deslizamentos de terra e alagamentos na região é de grande perigo, o nível máximo. (Foto: Redes sociais)