Policiais militares da Operação Volta Redonda Presente prenderam, neste domingo (12), um chinês de 68 anos acusado por um homem de 58 de ter roubado seu telefone celular, na feira-livre de Volta Redonda, na Rua 14, na Vila Santa Cecília. Após ser roubada, a vítima procurou os PMs que estavam nas imediações. Eles conseguiram localizar o suspeito, que estava com o aparelho, mas a barreira da língua foi uma dificuldade para a condução da ocorrência.
Depois de localizar e deter o idoso chinês, os agentes chamaram a vítima, que reconheceu o suspeito e o celular roubado. Como o chinês não fala a língua portuguesa, houve dificuldades para fazer o registro da prisão na delegacia de Polícia Civil.
Os policiais civis até tentaram recorrer ao Google tradutor, mas não tiveram sucesso. Também houve tentativa de contato com o consulado da China no Rio, mas eles não conseguiram. A Delegacia de Polícia Federal em Volta Redonda também foi procurada, mas nenhum dos agentes de plantão neste domingo fala chinês ou mandarim.
A solução encontrada pelos PMs foi procurar um estabelecimento comercial de chineses na cidade, onde um homem de 30 anos se prontificou a ir à Polícia Civil, servindo de intérprete para a tomada do depoimento do estrangeiro, bem como para que ele fosse informado de seus direitos.
O idoso teve a prisão determinada por roubo. O compatriota dele se comprometeu também servir de intérprete na audiência de custódia do preso, quando o juiz vai determinar se ele permanecerá poderá ou não responder em liberdade. A ocorrência não menciona os meios usados pelo suspeito para o roubo. (Foto: Polícia Militar)