Moradores de Volta Redonda ouviram na manhã desta quarta-feira (15) um estrondo vindo da Usina Presidente Vargas, da CSN, por volta das 8h. Os relatos são de que o barulho foi muito forte nos bairros localizados no entorno da siderúrgica. Em alguns prédios, os vidros de janelas e portas chegaram a vibrar. Após o barulho, muita fumaça foi vista saindo do setor de aciaria.
Procurada, a assessoria da CSN informou em nota que “o incidente registrado hoje ocorreu durante atividade de transferência de escória líquida que, provavelmente, teve contato com pontos de umidade no interior do pote de descarte. Este contato gerou deslocamento de ar proporcionando grande desprendimento de poeiras no setor”.
Ainda segundo a siderúrgica, “todos os colaboradores que estavam no local foram atendidos pelo Serviço Médico da CSN, como determinam os procedimentos da empresa. Após avaliação médica, cerca de 20 colaboradores ficarão em observação, por terem inalado a poeira em suspensão, porém nenhum deles apresenta gravidade e deverão receber alta nas próximas horas”. Ainda na nota, foi divulgado que “nenhum equipamento relevante foi afetado e a produção da Aciaria já está normalizada. Todos os órgãos competentes foram informados”.
Segundo informações de uma fonte no Hospital das Clínicas, pelo menos 30 trabalhadores teriam sido levados a unidade com intoxicação, justamente pela inalação de pó. No momento do acidente, havia cerca de 50 pessoas na área. Por volta das 14h45, todos trabalhadores haviam recebido alta hospitalar.
No dia 31 de março deste ano houve uma forte explosão também na aciaria causada, segundo a empresa, por uma reação química. Na ocasião, sete metalúrgicos foram atendidos no mesmo hospital, segundo a empresa “por precaução”, também por terem inalado muita fumaça.
1 Comentário
Se tá doido mano 😲 eu estava no conforto 😲 e chão tremeu! Pqp avecredo. Tomara que não tenha vítimas 😢 meu Deus.