Guardas municipais da Patrulha Escolar de Volta Redonda apreenderam na sexta-feira (5) um Citroën C4 no bairro Santa Rita do Zarur. Segundo o que foi divulgado neste sábado (6), o carro era conduzido por uma mulher sem habilitação e transportava cinco crianças – número excedente ao permitido por lei. O recolhimento ocorreu após uma série de denúncias sobre transporte clandestino escolar recebidas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Guarda Municipal (GMVR). Todas as crianças seguiam para ecolas.
A mulher negou que atuasse realizando transporte clandestino. Segundo a Semop, ela também não portava documentos do veículo, segundo a patrulha em mau estado de conservação.
Outro condutor também foi abordado e autuado por excesso de passageiros. Ele dirigia um Ford Escort e também deixava cinco crianças em uma escola, mas negou que estivesse realizando transporte escolar clandestino.
O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, confirmou as denúncias recebidas, inclusive com gravações de vídeos que mostram irregularidades, como o excesso de passageiros. Ele lembrou os riscos de optar por um serviço irregular.
“Recebemos inúmeras denúncias. Independente se esses condutores estavam ou não fazendo transporte irregular, estamos falando da segurança de crianças. Um desses veículos estava sem condições nenhuma de circulação, com pneus precários, para-brisas quebrado e, o pior, conduzido por uma pessoa não habilitada. Tal prática pode trazer problemas irreversíveis que não queremos para nenhuma família. Por isso, caso saibam de alguma situação, denunciem”, solicitou.
Como denunciar – Para denunciar casos suspeitos, o morador de Volta Redonda pode ligar para os números 153 (Guarda Municipal) ou 156 (Central de Atendimento Único). Se preferir, pode ir até a Semop, na Ilha São João, em frente à Defesa Civil. (Foto: Divulgação)