O que era bom pode ficar ainda melhor: a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda adicionou novos sabores ao cardápio da alimentação escolar em 2025. Além do que já é oferecido nas refeições diárias, o setor incluiu no menu de almoço: escondidinho de carne moída, moqueca de peixe, fricassê e carne cremosa; e no desjejum/lanche: bolo de banana com aveia, pão com ovo mexido, pão de batata e creme de banana.
De acordo com o Setor de Alimentação Escolar da Rede Municipal de Ensino, a principal meta é continuar garantindo uma alimentação rica em nutrientes, qualidade e sabor, atendendo às especificidades de cada faixa etária dos alunos.
“As novas opções de cardápio foram submetidas a testes de aceitabilidade aos estudantes no ano passado, sendo acompanhados pelo Setor de Alimentação Escolar, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e direção de cada unidade escolar. Os novos sabores foram aceitos com mais de 95% de aprovação”, explicou a coordenadora do setor, Andrea Silva de Carvalho.
O grau de satisfação dos alunos com a alimentação escolar é positivo. Em levantamentos anteriores, as crianças, diretores e professores avaliaram como ótimo e bom. A Secretaria de Educação também oferece refeições individualizadas para alunos com algum tipo de restrição alimentar, que podem ser ocasionadas por alergias, intolerâncias alimentares ou por doenças metabólicas.
Segundo Andrea, a alimentação escolar é adaptada conforme a necessidade apresentada nos laudos médicos durante a matrícula ou atualização de dados à direção escolar. Com isso, esse fornecimento alimentar é feito de forma individualizada.
“É muito importante que a família esteja atualizando o laudo da criança a cada seis meses. Esses alunos recebem atenção especial por meio de substituições dos alimentos alergênicos, ou através de cardápio individualizado para os casos mais complexos”, finalizou a coordenadora da Alimentação Escolar.
Capacitações com merendeiras
A Secretaria Municipal de Educação também vai qualificar os profissionais responsáveis pela alimentação escolar. Em parceria com a empresa terceirizada Omega Alimentação, as merendeiras vão passar por duas capacitações.
Os temas abordados serão “Boas práticas de manipulação de alimentos” e “Atendimento aos alunos com restrições alimentares”. Os treinamentos estão previstos para acontecer no final de janeiro e em julho deste ano.
“A secretaria reafirma seu compromisso na oferta de uma alimentação saudável e de qualidade, essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, continuará avaliando novas preparações e realizando testes de aceitabilidade para garantir que os cardápios atendam às preferencias e necessidades dos estudantes”, destaca o secretário municipal de Educação Osvaldir Denadai.