O transformador que estava sendo transportado por uma carreta que tombou na tarde desta quinta-feira (11), interditando quase que totalmente a pista sentido Rio no km 247 da Via Dutra, em Piraí, pesa 450 toneladas. A informação foi dada pela concessionária que administra a Via Dutra., segundo a qual a transportadora é a mesma que, em janeiro deste ano, transportava outro transformador que também tombou, no entanto, na margem da estrada.
A carreta que fazia o transporte mede 105,53 metros de comprimento por 6,30 de largura e, por isso, ocupa quase as duas faixas de rodagem da rodovia. De acordo com a concessionária e a Polícia Rodoviária Federal veículos de passeio, caminhonetes e caminhões leves estão conseguindo passar pelo espaço que sobrou, mas não há espaço suficiente para caminhões maiores (a partir de dois eixos), carretas e ônibus.
Um taxista de Volta Redonda informou que saiu de Volta Redonda às 16h e que deveria estar no aeroporto internacional do Rio às 19h. Até o momento desta publicação, ele ainda estava parado no congestionamento, que já chegava a 12km, sem um ponto de retorno ou desvio.
Também no momento desta publicação, a concessionária estava preparando a instalação de mão dupla na pista sentido São Paulo. De acordo com a PRF, o sistema irá funcionar em cerca de no máximo 2 km, cerca de 500 metros à frente do ponto onde ocorreu o acidente. Mesmo assim, a previsão é de congestionamentos, principalmente nos horários de pico.
Avaliações – A PRF, que fazia a escolta da carga devido às suas dimensões, foi informado que um engenheiro da transportadora estava se deslocando de São Paulo para o local do acidente, a fim de avaliar a situação e verificar os equipamentos que terão de ser utilizados para que a carga possa ser removida da carreta.
Também a concessionária já contatou as empresas envolvidas na retirada do transformador – transportadora, seguradora e empresa de guindastes, A operação de retirada vai demandar novamente os mesmos tipos de guindastes de alta capacidade empregados no caso ocorrido em janeiro.