A onda de calor que atinge o Sul Fluminense deve persistir pelo menos até a próxima quinta-feira (21), segundo análise dos meteorologistas. Na última sexta (15), o estado do Rio foi incluído no “alerta vermelho” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na onda de calor se se estabeleceu em parte do país. Para este domingo (17) não há previsão de chuvas na região. Este é o último fim de semana do verão 23/24.
Nesta segunda (18) e na terça (19) uma frente fria em alto mar, bem afastada da costa fluminense, deve favorecer a mudança da direção dos ventos, possibilitando a entrada de umidade do mar. Isso deve diminuir um pouco as temperaturas, mas os dias devem seguir quentes e abafados.
A combinação entre a umidade na atmosfera com as altas temperaturas pode provocar pancadas de chuva bem isoladas e passageiras no fim do dia. Os volumes não devem ser isolados.
Na terça-feira (19), as pancadas poderão ser um pouco mais intensas, acompanhadas por raios e rajadas de vento moderadas. (Foto: Agência Brasil)