O Botafogo está rebaixado do Campeonato Brasileiro. O Glorioso enfrentou o Sport nesta sexta-feira (5), pela 34ª rodada da competição. A equipe carioca precisava da vitória ou do empate para se manter vivo. O alvinegro até pressionou, mas perdeu em casa por 1 a 0, com gol de pênalti do zagueiro Iago Maidana.
Com o resultado, o time de General Severiano está matematicamente rebaixado para a segunda divisão, na pior campanha da história do clube no torneio. Esta foi a 14ª derrota nos últimos 16 jogos, com 1 empate e, apenas, 1 vitória. É a terceira vez que o Botafogo cai no Brasileirão.
Com um time jovem em campo, a equipe comandada por Barroca começou bem o jogo. O Glorioso dominou os primeiros 15 minutos e criou boas chances de marcar. Logo no primeiro minuto, Kevin cruzou rasteiro, Navarro deu carrinho e quase marcou. Em seguida, Matheus Nascimento recebeu pela direita, pedalou, cortou para a esquerda, mas chutou fraco de fora da área. Aos 4, Victor Luis encontrou o atacante, de 16 anos, dentro da área, que bateu de primeira e obrigou Luan Polli a fazer boa defesa. Matheus teve outra chance aos 11, após receber de Cesinha, só que mandou para fora.
O Sport conseguiu sair da pressão e atacar. Aos 17, Dalberto chutou de fora, teve desvio, Diego Loureiro escorregou e a bola foi para fora, com perigo. Dois minutos depois, Marcão deu belo chute de primeira na entrada da área e o goleiro alvinegro fez grande defesa. Porém, a bola desviou na mão de Romildo e, após checagem no VAR, o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Iago Maidana cobrou com categoria e abriu o placar. O Leão quase ampliou aos 35, em bela finalização de Ewerthon.
A segunda etapa começou com o Botafogo em cima de novo. Aos 4, Romildo aproveitou cruzamento pela esquerda, chutou de primeira, mas a bola foi por cima. Quatro minutos depois, Kevin cobrou falta na direção do gol e Dalberto tirou quase na linha. Matheus Nascimento deu uma linda finalização de fora da área aos 13, mas Luan Polli fez uma defesa linda. O atacante quase marcou de novo aos 24, após cruzamento rasteiro de Kevin para trás, mas Thyere se jogou e tirou a bola que ia entrar. O volante José Welison chegou muito próximo de marcar duas vezes, com chutes fortes de fora da área, aos 21 e 26, mas ambos foram para fora. Caio Alexandre também arriscou de longe, aos 28, mas sem muita força e o goleiro pegou com segurança. No minuto seguinte, Navarro avançou com velocidade pela direita, bateu cruzado e a bola passou perto. O Sport só conseguiu assustar aos 36, em cabeçada de Dalberto, após escanteio, parando em uma grande intevenção de Diego Loureiro.
Com a derrota, o Botafogo permanece com 24 pontos, na lanterna do Campeonato Brasileiro. Já o Sport saiu da zona de rebaixamento, foi para 38 pontos e assumiu a 14ª colocação, com 2 pontos a mais que o Bahia, primeiro time do Z-4. Na próxima rodada, o glorioso enfrenta o Grêmio, na segunda-feira (8), às 20h, no Estádio Nilton Santos. Já o Leão, que luta para se manter na série A, encara o Internacional, na quarta-feira (10), às 19h, no Beira-Rio.
Foto – Vitor Silva/Botafogo