O fim de semana vai ser de limpeza para os moradores e comerciantes do bairro Nova Esperança, em Barra Mansa. Com o transbordamento do Rio Barra Mansa no fim da noite de sexta-feira (10), em decorrência das fortes chuvas, as águas alagaram as vias, invadiram casas e estabelecimentos, e o nível só caiu por volta das 2h da madrugada deste sábado (11).
Uma foto feita pelo site Foco Regional de uma porta de madeira de uma residência mostra a marca deixada pela água, a aproximadamente a 1,50 m de altura. O Elenilton Dias, dono do ‘Pedrinho do Trailler, que trabalha há 25 anos no bairro, disse que o último grande transbordo do rio no local foi há 10 anos. “O prejuízo foi grande e perdemos bastante coisa. Ainda estamos calculando as nossas perdas”, lamentou.
Em uma passarela ao lado do Pedrinho do Trailler, as grades de proteção foram destruídas pela enchente. Na noite de sexta-feira, o prefeito Rodrigo Drable utilizou as redes sociais para falar sobre o transbordo do rio e classificou como “um dos maiores transbordos da história da cidade”. Ele reforçou que a prefeitura está dando todo o suporte necessário às famílias e pediu para que a população fique atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil.
O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) enviou três equipes ao local. De acordo com a autarquia, devido à falta de energia na ETA Nova e na ETA São Sebastião, a distribuição de água foi interrompida. (Fotos: Foco Regional)