Moradora de Barra Mansa, a estudante Luísa Vitória Maia da Silva iniciou uma campanha com o objetivo de arrecadar recursos para se manter no curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. A meta é arrecadar R$ 1,8 mil. O endereço da vaquinha online da estudante é https://www.vakinha.com.br/vaquinha/luisa-universitaria.
Embora o ensino seja gratuito, a estudante – ex-aluna do Vestibular Pré-Cidadão do MEP-VR (Movimento Ético na Política de Volta Redonda), em 2021 – tem despesas para se manter na cidade. “Não está fácil lidar com os custos da faculdade, como alimentação, material, xerox, passagem, aluguel, etc. Ainda não consegui um emprego para custear os gastos. Qualquer ajuda é bem-vinda. Agradeço mais uma vez a força dada para minha aprovação, agora peço ajuda para que eu possa seguir na minha jorna da educacional. Sonho em ser assistente social”, diz Luísa.
Luísa Vitória é filha de trabalhadores e tem duas irmãs, uma também cursando o Ensino Superior, enquanto a outra está no Ensino Médio.
A UFF, assim como outras universidades públicas, dispõe de bolsas para alunos, porém, pelo que já apurou o MEP-VR são hoje cerca de três mil vagas, quando os pedidos estão em torno de R$ 10 mil em razão de sucessivos cortes de verbas para estas instituições. (Foto: Arquivo pessoal)